segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Superação, força de vontade e esportes, uma parceria que dá certo.

Walter Felix ficou paraplégico aos 15 anos, depois de um grave acidente de carro, passou cinco anos sofrendo as conseqüências da incapacidade física e as dificuldades impostas pela paralisia, mas conseguiu encontrar no esporte uma razão especial para continuar a sonhar. Aos 29 anos, casado e pai de dois filhos o atleta do basquete sobre cadeira de rodas do Sport Club do Recife dribla as dificuldades todos os dias com garra e perseverança, e já fez com que sua história de superação, para muitos, seja conhecida como um exemplo e uma grande lição de vida.



1- Faculdade Maurício de Nassau: Como aconteceu o acidente?

WF: Estava indo viajar com minha família para casa dos meus avós que fica em Arcoverde, no interior do estado, quando numa ultrapassagem forçada tentamos voltar para pista e meu pai perdeu o controle do carro batendo na mureta de proteção, o carro rodou e depois capotou, eu fui o único que me feri mais gravemente, além da lesão na medula, quebrei o braço e 3 costelas.

2- Faculdade Maurício de Nassau: Quais foram às maiores dificuldades enfrentadas após o acidente?

WF: No começo foi bastante complicado, eu tinha apenas 15 anos, era muito jovem e inexperiente, não conseguia aceitar o fato de estar paraplégico, briguei com o mundo, com a minha família, não gostava de sair de casa, tinha vergonha de mim, até que com 20 anos um amigo me apresentou o basquete no Sport e me apaixonei a primeira vista, foi daí que tudo começou a mudar.

3- Faculdade Maurício de Nassau: Como o esporte o ajudou a superar as limitações impostas pela paraplegia?

WF: De várias formas, uma delas é o sedentarismo, praticando esportes eu me sinto mais disposto, mais forte fisicamente e psicologicamente. Também me ajudou muito na questão da inserção social, me auxiliou bastante no processo de aceitação a essa condição permanente. Hoje a minha qualidade de vida é muito melhor

 4- Faculdade Maurício de Nassau: O que o basquete sobre rodas representa para você?

WF: Para mim o esporte significa muito, é nele e na minha família, que eu encontro forças para acordar todo dia sorrindo e bem disposto, posso afirmar pra você que o Basquete mudou a minha vida, me devolveu a alegria que eu achava que tinha perdido.
5- Faculdade Maurício de Nassau: Como é o dia-a-dia de um para-atleta?

WF: É normal, levo uma vida como qualquer outra pessoa, antes era mais difícil, mas depois fui me acostumando. Treino sempre de segunda a sexta, a maioria dos treinos são durante a noite, porque pela manhã e a tarde eu trabalho, tem aquela dificuldade de sempre ter que depender de alguém pra fazer algumas coisas, como por exemplo, ir ao treino, minha mulher é quem sempre vai me levar... Mas são coisas que hoje em dia eu já encaro com naturalidade. No mais eu levo uma vida tranqüila e pacata.

6- FMDN: Quais conselhos você daria as pessoas que passam pelo seu mesmo problema?

Walter Felix: Primeiramente acreditarem sempre em Deus. Em segundo lugar para nunca desistirem, manterem sempre a cabeça erguida, procurarem sempre caminhos alternativos para melhorar a vida, lembrar-se sempre que tudo que acontece deve servir como aprendizado, como lição, enfrentar sempre as dificuldades com fé e força de vontade, seja ela qual for, e por último buscar sempre conquistar o seu próprio espaço.

Por Henrique Ferreira
Texto2 - Ping-Pong

Nenhum comentário:

Postar um comentário